Sobremesas típicas saudáveis

canjica diet
Estamos em uma das épocas do ano em que todos apreciam uma boa sobremesa, mas muitos também aproveitam para fugir de suas dietas, que tal algumas receitas de alternativas saudáveis?

Essa época de festa junina ou julina traz várias guloseimas as quais acabamos por comê-las não só quando preparamos para uma festa, mas durante a semana como sobremesas, entretanto, é aí que mora o perigo.

Segundo um levantamento publicado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, em 2009, o consumo de açúcar pelos brasileiros têm ultrapassado os 60% recomendados diariamente, e a principal fonte é os alimentos que recebem o açúcar de mesa. Agora imagine isso durante o inverno durante os meses de festividades? Aquele pudim, a canjica quentinha, a paçoca, tornam-se itens constantes nas sobremesas. Por isso, sempre há uma desculpa para saborear esses doces depois das refeições, é o momento que então as pessoas perguntam “o que fazer para consumi-los sem prejudicar a saúde?”.

Segue algumas receitas simples as quais podem agradar até os paladares mais exigentes, sem ter que abrir mão do sabor. As seguintes receitas não ultrapassam 300 Kcal e valem até para os veganos:

Curau diet

Ingredientes:receita-de-curau-light-junina

Uma xícara de milho verde (Nada de enlatados os quais contém sódio).
250 ml de leite desnatado (pode também ser o de soja sem açúcar)
4 colheres de sobremesa de adoçante
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de amido de milho (apenas uma já é suficiente para dar forma)
250 g de creme de leite diet (ou creme de soja)
Uma colher de chá de canela para polvilhar

Preparo:

Coloque no liquidificador o milho e o leite, bate em velocidade alta. Depois peneire com um coador a mistura. Coloque o adoçante e acrescente o amido de milho já dissolvido em água. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos assim que começar a ferver. Ao terminar, coloque o creme de leite/ou soja, mexa com cuidado e adicione diretamente nas taças. Umas pitadinhas de canela para dar mais sabor. Quando esfriar coloque na geladeira, logo depois já está pronto para consumo.

Canjica amiga

Ingredientes

500g de milho para canjica
1/2 xícara de chá de leite em pó desnatado (ou de soja sem açúcar)
1/2 xícara (chá) de água
4 xícaras (chá) de leite desnatado (ou soja light)
Coloque no copo dois “dedinhos” de adoçante
1 vidro de leite de coco light
1 paus de canela
5 cravos da Índia
1 colher de sobremesa de margarina light (ou vegetal)

Preparo:

Deixe os grãos de molho, de véspera, depois cozinhe-os em água (cerca de uma hora e meia, se usar panela de pressão apenas 45 minutos) com o cravo e a canela. Bata o leite líquido e o em pó com a margarina, o adoçante e o leite de coco no liquidificador. Pegue os grãos agora macios e junte ao leite batido e a margarina em uma panela até ferver. Mexa devagar em sentido horário por 10 minutos para evitar que grude no fundo. Depois é só deixar descansar por uma hora e servir.

Estas são receitas que apesar de conterem vários ingredientes, o preparo é simples e podem ser consumidas com mais tranquilidade como boas sobremesas. Agora não tem desculpa para não cuidar da saúde, dá para pular a fogueira e as calorias também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *